Histórico e Projetos

A EB Comics nasceu do sonho do artista cearense Elinaudo Barbosa. Desenhista e leitor de quadrinhos desde os 7 anos de idade, chegou a imaginar vários personagens e histórias ao longo dos anos, mas foi só aos 40 que desenhou e publicou sua primeira HQ, dando início ao Universo EB de super-heróis. Agora o artista trabalha na ampliação do universo com apresentação de novos personagens e HQs e também levando os heróis e heroínas até o público por meio de palestras e participação em eventos.

Exemplar único em formatinho da primeira edição de Universo EB #1

Nascido em Fortaleza, Elinaudo viveu parte da infância no interior, período em que começou a ter contato com quadrinhos por volta dos 7 anos através das revistas Disney publicadas pela Edtora Abril. Logo passou a desenhar os personagens, sonhando em se tornar um desenhista de quadrinhos da editora do Mickey. Mais tarde, já morando na cidade, conheceu os super-heróis e o sonho de ser quadrinista recebeu um upgrade. Agora o artista queria criar o próprio universo de super-heróis, o que buscou fazer em parceria com o amigo e também desenhista Erivando Costa. Juntos, os dois artistas criaram uma série de personagens, porém as limitações de produção e distribuição da época desencorajaram a dupla a continuar e cada um seguiu seu caminho. Os personagens criados na época acabaram se perdendo em mudanças de casa e descartes de papéis velhos. O sonho de ser quadrinista ficou inerte por muitos anos.

Enfim, o começo

No final de 2014, diante do boom de super-heróis no cinema e nas séries de TV e podendo contar com a internet e os meios digitais para produzir e distribuir quadrinhos, Elinaudo concluiu que era hora de retomar o velho desejo de criar e publicar personagems e histórias. Como não dispunha mais dos persongens criados no passado, o artista passou a imaginar um universo totalmente novo e, já no ano seguinte, lançou a primeira HQ.

A primeira aparição da Defensora dos Animais

Em 13 de novembro de 2015 foi publicada a revista digital EB Comics, que trazia a HQ "Uma Gata no Telhado", da heroína defensora dos animais, Gata Púrpura. Além de ser o selo, "EB Comics" seria o título das revistas com as HQs do Universo EB, uma espécie de almanaque. Porém, em janeiro de 2017, Elinaudo resolveu fazer uma mudança, rebatizando e relançando o almanaque com o título "Universo EB". A nova edição republicou a HQ da Gata e apresentou mais dois personagens, o Doutor do Tempo e a Cartomante, inaugurando as páginas finais, que são duas páginas no final da revista inspiradas nas cenas pós-créditos dos filmes de super-heróis. Outras publicações se seguiram em uma fase de publicações digitais com distribuição gratuita até 2022 

Quadrinhos impressos e palestras

Em 2022, no aniversário de 7 anos da EB Comis, foi lançada a primeira revista impressa, Brasiliana #1, dando início a uma nova etapa, onde os quadrinhos passam a ser vendidos. As edições publicadas digitalmente na fase anterior vem sendo relançadas em edições ampliadas de 36 páginas e os títulos serão continuados com novas edições no mesmo formato. As revistas estão à venda por meio de impressão sob demanda na PoloBooks ou diretamente com o autor. E em 2024 serão anunciados pontos de venda físicos já a partir de fevereiro. Os títulos também estão disoníveis na plataforma de stream de quadrinhos Digital Comics.

A fase atual é marcada também por ações que tem como objetivo tornar o universo conhecido e atrair novos leitores. Desde maio de 2023, Elinaudo vem apresentando a palestra "EB Comics, Super-heróis Brasileiros Made in Ceará", onde conta a história do Universo EB e interage com o público em uma dinâmica de criação de personagem. A estratégia inclui ainda a participação em eventos como o Sana, maior evento geek do Nordeste, e a realização de eventos prórios, como o Superquadrinistas, ocorrido em novembro de 2023 e com previsão de nova edição em 2024.

O futuro nas telas

Além dos quadrinhos, Elinaudo pretende levar os heróis e heroínas da EB Comics para outras mídias e formatos. A primeira iniciativa é a realiação de um curta-metragem da Gata Púrpura, que já está roteirizado e em processo de captação de recursos via editais. Longas, animações e jogos estão nos planos futuros de levar o Universo EB para as telas.