O Universo EB

Universo EB é o universo brasileiro de super-heróis criados por Elinaudo Barbosa. Fazem parte dele heróis como: Gata Púrpura, Doutor do Tempo, Brasiliana, Estrela Azul, Dama de Aço e Pássaro de Prata; vilões como: Visagem, Chacina e Cavalo de Tróia; além de personagens coadjuvantes.

Alguns dos muitos heróis e heroínas criados por Elinaudo Barbosa para o Universo EB

Um universo cheio de superpoderosos

Na Terra do Universo EB, o surgimento de superpoderes é algo que faz parte da evolução humana e as pessoas com essas características são chamadas de Novos Humanos. Como seria de se esperar numa realidade assim, existem tanto pessoas e organizações atuando para que essa evolução aconteça quanto grupos que temem a perda do poder político, econômico e militar para seres que não podem eventualmente controlar e, devido a esse temor, tentam por um lado combater o crescimento da nova raça e por outro utilizar esses novos humanos como servos ou soldados. Os Novos Humanos também são eventualmente chamados de A Quinta Raça, remetendo a antigas lendas de que uma nova raça se desenvolveria, tendo o Brasil como seu berço principal.

Além dos Novos Humanos, também fazem parte do Universo EB personagens místicos, seres e raças de outros planetas e de outras dimensões, seres tecnológicos e também heróis e vilões sem superpoderes.

HQs integradas numa mesma cronologia

O Universo EB é um dos únicos universos brasileiros de super-heróis onde as histórias em quadrinhos canônicas são totalmente integradas em uma mesma cronologia. Essas HQs são publicadas em revistas em quadrinhos que levam o selo EB Comics, como Brasiliana e Universo EB. Ali todas as histórias e jornadas dos personagens ocorrem de forma integrada, com acontecimentos que se inter-relacionam em uma mesma linha temporal, na qual se distribuem os arcos e sagas que compõem a cronologia do universo. Essa cronologia integrada dá ao Universo EB um diferencial em relação a outros universos de super-heróis criados no Brasil, cuja característica comum são histórias ou arcos avulsos.  

Atualmente só o criador, Elinaudo Barbosa, detém a informação sobre a cronologia e a linha temporal de todo o Universo EB. Através dessas informações, o autor direciona a criação de todas as histórias, arcos e sagas, de forma a garantir a integridade e coerência da cronologia. Elinaudo acredita que um universo integrado, com jornadas individuais e coletivas que se interconectam e avançam no tempo de forma coesa tem uma maior capacidade de envolver os leitores, pois provocam a curiosidade sobre os eventos futuros do Universo, especialmente as tramas que envolvem seus personagens preferidos.

Outras mídias e histórias não-canônicas

A cronologia acima mencionada diz respeito às histórias em quadrinhos daquilo que seria o universo regular. No entanto, podem haver cronologias e tramas paralelas não-alinhadas com a cronologia principal quando no caso de outras mídias, como animações, televisão, cinema, jogos etc. além de versões em quadrinhos infanto-juvenis e infantis.

A participação de personagens do Universo EB em crossovers com personagens de outros criadores e de outros universos também não contam como parte do cânone. São tratadas como acontecimentos à parte ou como versões de universos paralelos.